QUER APRENDER A MEDITAR? SAIBA COMO COMEÇAR JÁ

Parar uns minutinhos para acalmar a mente e liberá-la de tantos pensamentos que nos sobrecarregam ao longo do dia pode ser mais simples do que você imagina. E também gera muitos benefícios, como conquistar mais foco, relaxamento, calma e bem-estar, domar a ansiedade e a raiva, dormir de forma mais tranquila, e por aí vai…

O princípio da meditação é justamente esse: deixar os pensamentos surgirem sem que você se fixe neles. Assim, você pode se conectar apenas com o momento presente. ????

E existem várias técnicas para conseguir isso. Você pode se concentrar somente na sua respiração, pode voltar a atenção para algum som como um mantra (sabe o famoso oúnnnn?!), pode visualizar alguma forma geométrica, pode focar-se na chama de uma vela… São muitas as opções. O importante é deixar os pensamentos sumirem do mesmo modo como eles aparecem, sem se envolver com eles.

Claro que no inicio a tentação de viajar nos pensamentos é grande. Mas nada que não possa ser treinado e melhorado ao longo do tempo. E olha, vale a pena fazer esse esforcinho, hein. ????

Para facilitar a sua vida e eliminar as desculpas para você começar a meditar, separamos algumas dicas que vão fazer a sua prática ser muito mais prazerosa.
Vamos lá?

1. Escolha um local tranquilo
Dá pra meditar em qualquer lugar, até na fila do banco. ???? Mas para quem está começando, um local tranquilo facilita bastante a prática. Busque um espaço livre de interferências sonoras.

2. Encontre uma posição confortável
A posição do corpo é bem importante. Manter a coluna ereta diminuiu a chance de você cair no sono (sim, isso pode acontecer!). Por isso, o ideal é sentar-se em uma cadeira confortável e com encosto, tocando os pés no chão. Se você preferir se sentar no próprio chão, considere apoiar as costas na parede até pegar o jeito.

3. Faça no horário que for mais conveniente para você
O importante aqui é criar o hábito. Pode ser ao acordar, ao chegar em casa, antes de dormir… não importa.

4. Faça no seu tempo
Comece devagar. Com dois minutinhos já dá pra sentir uma bela diferença no bem-estar. Ative o timer do celular para não ficar ansiosa para terminar logo. Ele vai lhe avisar quando o exercício acabar. E vá aumentando o tempo conforme for adquirindo mais prática.

5. E saiba que as dificuldades aparecerão… e isso é normal!
Nossa mente trabalha à revelia da nossa vontade, isso é fato. Logo, não temos controle sobre os nossos pensamentos. O segredo está, de novo, na base da meditação: deixar os pensamentos fluírem, aparecendo e desaparecendo sem que dediquemos atenção a eles. Não se cobre tanto. Se você se distrair, apenas volte a atenção novamente para a prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *